Páginas

sexta-feira, 8 de maio de 2020

Pensadores da Diplomacia Brasileira - Parte 9

José Bonifácio

O patriarca da Independência, José Bonifácio, foi um dos grandes pensadores diplomáticos brasileiros. As suas ideias estiveram colocadas no Manifesto as nações amigas, publicado no dia 06 de agosto de 1822, e assinado pelo então Príncipe Regente, D. Pedro. Nesse escrito aparecem os  dois eixos fundamentais nas relações externas da jovem nação, a defesa da soberania nacional e o livre comércio com países amigos. Como diz o trecho do documento:

"A Minha firme Resolução, e a dos Povos que Governo, estão legitimamente promulgadas. Espero pois que os homens sabios e imparciaes de todo o Mundo, e que os Governos e Nações Amigas do Brazil hajam de fazer justiça a tão justos e nobres sentimentos. Eu os Convido a continuarem com o Reino do Brazil as mesmas relações de mutuo interesse e amisade. Estarei prompto a receber os seus Ministros, e Agentes Diplomaticos, e a enviar-lhes os Meus, em quanto durar o captiveiro d'El Rei Meu Augusto Pai. Os portos do Brazil continuarão a estar abertos a todas as Nações pacificas e amigas para o commercio licito que as Leis não prohibem: os Colonos Europeus que para aqui emigrarem poderão contar com a mais justa proteção neste Paiz rico e hospitaleiro. Os Sabios, os Artistas, os Capitalistas, e os Empreendedores encontrarão tambem amizade e acolhimento: E como o Brazil sabe respeitar os direitos dos outros Povos e Governos Legitimos, espera igualmente por justa retribuição, que seus inalienaveis direitos sejam tambem por elles respeitados e reconhecidos, para se não ver, em caso contrario, na dura necessidade de obrar contra os desejos do seu generoso coração." (Manifesto de 6 de agosto de 1822)

Referência
Link: Manifesto de 6 de Agosto de 1822. Brasília: Câmara dos Deputados. In: Coleção de Leis do Império do Brasil - 6/8/1822, Página 132 Vol. 1 (Publicação Original). Brasília: Câmara dos Deputados. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/manife_sn/anterioresa1824/manifestosemnumero-41437-6-agosto-1822-576171-publicacaooriginal-99440-pe.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário