quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Política Externa nas Eleições 2018 - Parte 3

O candidato Ciro Gomes entrevistado pela rádio Jovem Pan
A rádio Jovem Pan entrevista o candidato pelo PDT, Ciro Gomes, em junho último. Em determinado ponto da sabatina, ele é questionado sobre alguns temas de Política Externa (minuto 56:22 até 01:01:05). Veja o que diz na transcrição abaixo:

Marco Antônio Villa: ... Relações com os países bolivarianos, com a Venezuela qual é... [interrompido]

Ciro Gomes: O Brasil vai se integrar com os seus vizinhos e não se metera nos assuntos domésticos de cada um deles...

Marco Antônio Villa: Mesmo que viole os direitos humanos, seja uma ditadura... [interrompido]

Ciro Gomes: ... a juízo de quem? 

Marco Antônio Villa: O senhor acha que a Venezuela é uma democracia?

Ciro Gomes: A Venezuela é uma democracia tão, tão democrática quanto a brasileira e a americana...

Marco Antônio Villa: "pera um pouquinho", aí é demais... explica isso aí 

Ciro Gomes: Eu gosto do regime? Não. Não gosto do regime...

Marco Antônio Villa: Mas falar que é democrático...quantas centenas de...não foram assassinados, presos políticos... [interrompido]

Ciro Gomes: Quantas pessoas foram assassinadas no Brasil, Villa?

Marco Antônio Villa: Espera, mas no Brasil por razões políticas não...

Ciro Gomes: E a Maryelle é o quê?

Marco Antônio Villa: Não, mas..."pera um pouquinho"... ainda está em investigação...

Ciro Gomes: Sim, você acha que na Venezuela...Não me ponha para defender o regime que eu não defendo, mas é uma democracia...não disse que o Brasil está sob um golpe de Estado e ainda sim o protocolo democrático continua sendo cumprido, eu sei que viram um sinto...eu não defendo o regime do Maduro, eu acho que o Brasil está sendo irresponsável porque o nosso papel não é tomar lado na Venezuela, nosso papel é mediar aquele conflito antes que ele discambe para uma guerra civil e na medida em que o Brasil empurrado por uma elite absolutamente irresponsável vira gendarme da América do Norte nesse assunto...nós nos demitimos e somos o único país do mundo, ó aqui o brasileiro que "tá" me ouvindo, ao regime venezuelano que eu não aprecio deu ao Brasil 5 bilhões de dólares de superávit a nosso favor... [interrompido]

Marco Antônio Villa: ... e não paga os empréstimos do BNDES...

Ciro Gomes: 5 bilhões de dólares por ano...em nosso favor...

Marco Antônio Villa: Mas não paga...

Ciro Gomes: Sim, agora não está pagando o empréstimo, isso eu não sanciono...não me ponha para defender o regime...

Entrevistadora: Candidato, mas o país está à beira de uma crise, uma guerra civil, como é que o senhor acha que é uma demo... [interrompido]

Ciro Gomes: Interrompe...

Entrevistadora: Calma, como é que...mas é é isso, se é uma guerra civil como é que pode ser democracia as duas coisas?

Ciro Gomes: Porquê? Porque a oposição não está respeitando o regime...

Entrevistadora: Ah é a oposição que está provocando quase a guerra civil e não o regime?


Ciro Gomes: A oposição é a coisa mais i... eu ia dizer uma palavra indizível em rádio... mas é uma das coisas mais podres que a América conhece...

Entrevistadora: E o regime, não?

Ciro Gomes: O regime muito mais...

Entrevistadora: ... está matando as pessoas de fome...

Ciro Gomes: ...vocês está me botando onde eu não estou, então veja bem, aquilo ali é uma bomba... então, me ouça... [interrompido]

Marco Antônio Villa: mais de um milhão de venezuelanos foram para a Colômbia...

Ciro Gomes: Não, rapaz...Aquilo é uma tragédia humanitária, o Brasil já recebeu mais de 60 mil ...os nossos irmãos de Roraima estão pagando o pão que o diabo amassou, é uma gente sofrida, é uma questão humanitária gravíssima... a questão nossa é que papel deve desenvolver esta grande nação, que tem natural ascendência sobre os vizinhos... é de se alinhar toscamente a posição de isolamento da Venezuela que os americanos estão nos impondo, trazendo para fazer manobra provocativa militares americanos na fronteira ou assumir uma posição de mediação? que é nossa responsabilidade de mais ninguém...

Marco Antônio Villa: Para o senhor é uma democracia...

Ciro Gomes: Claro que não... como não tem eleições plurais, não tem... veja bem, a oposição venezuelana participou das eleições, se você me diz que é uma ditadura, você não participa de eleições... a elite brasileira pirou, a elite brasileira pirou, desse "americanofilismo" pirou... a oposição da Venezuela com todas as denúncias que tem participou das eleições...

Marco Antônio Villa: é uma fração mínima que participou... [interrompido]

Ciro Gomes: Sim, caramba, mas em Cuba não tem... Cuba é um partido único, partido único, tem eleições por dentro do partido e tal, mas é partido único... a oposição de Cuba não participa pelo contrário foi para o exílio, por regra e etc...

Marco Antônio Villa: Mas a Constituição brasileira, o senhor conhece, ela diz logo em seus primeiros artigos que as relações externas do Brasil, uma das prioridades é a questão dos direitos humanos, o respeito ao direitos humanos... [interrompido]

Ciro Gomes: Não, não o Brasil é guiado internacionalmente, isso está rasgado por essa gente do golpe, o Brasil é guiado internacionalmente por princípios muitos sólidos, um deles é a não intervenção em assuntos domésticos , o outro é a solução pacífica dos conflitos, então esses dois princípios é que devem, obrigam o Brasil a tomar uma posição de mediador no conflito venezuelano... eu não sou do PT que alisa o Maduro...mas eu não posso deixar como possível futuro presidente do Brasil que não fique muito claro que o nosso papel é desarmar aquela bomba, é desarmar aquela bomba, sabe o que está acontecendo, Villa? Em função da presença da China na Venezuela, em função da presença crescente da Rússia na Venezuela, tudo isso nas nossas fronteiras, e o Brasil calado... os americanos convidaram a Colômbia para entrar na OTAN, veja o que está acontecendo na nossa região...veja pela omissão do Brasil, pela vassalagem dessa gente que está nos governando sem voto, o Brasil está assistindo calado assim...China e Rússia tomando centralidade na Venezuela...

Marco Antônio Villa: Isso é perigoso para o Brasil...

Ciro Gomes: Isso é dramaticamente perigoso para o mundo... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário