quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Brasil: Ser ou não ser uma (im)potência



O documentário "Le Brésil, une grande-puissance en devenir ?" (2013) é um excelente olhar estrangeiro sobre o país do futuro. Originalmente produzido por alemães, Nina Hellenkemper e Birgit Schulz, o filme que foi traduzido para o francês pela Arte 7+, desperta noções contraditórias em relação ao crescimento brasileiro. Por um lado, destaca-se o grande potencial econômico da sexta economia do mundo, utilizando para isso dados das empresas transnacionais brazucas, é o caso da Petrobras, Embraer, JBS, dentre outras. Em contrapartida, aparecem os desníveis sociais da empresa Brasil. O principal ponto de contradição está no crescimento da insatisfação da classe média, representada pelas recentes manifestações em Junho de 2013, o famoso "Levante de Junho". Entre seus anseios, estão um maior investimento em áreas consideradas prioritárias, tais como Educação, Saúde e Transporte público. 
Mesclando diálogo de estudiosos do IBGE e IPEA, ativistas do Greenpeace, pessoas comuns, além de vozes famosas, como a do ex presidente Luis Inácio Lula da Silva, ou da presidente Dilma, o documentário que tem por volta de uma hora, apresenta caminhos para entender o fenômeno Brasil. Dilemas contraditórios, tais como: a extrema pobreza e o bolsa família, uma solução para os que tem fome; a expansão da soja e o desmatamento da Amazônia, um desencontro do dilema crescer de forma sustentável; E por fim, o desenvolvimento da industria automobilística contra o engarrafamento das grandes metrópoles, como exemplificado por SP. Embora não esgote o tema, inclusive não abordando especificamente os gargalos da educação, saúde ou segurança, ainda sim pode ser considerado uma boa ferramenta para entender o processo de emergência brasileiro, principalmente se tal acessório é mostrado pela ótica do estrangeiro. Longe de mostrar esteriótipos como o Carnaval, Samba, Mulheres ou o Futebol, a grande questão é apenas uma: Ser ou não ser, uma (im)potência.  

Link: Le bresil une grande puissance en devenir ( Art plus 7)
         Le bresil une grande puissance en devenir (Tv-Replay)




5 comentários:

  1. Olá Danilo, sou Leonardo do Blog Sobre Diplomacia e vim dar boas vindas a você como novo "blogueiro cacdista"! Gostei do post e buscarei assistir ao documentário - embora meu francês não seja lá essas coisas. Bem, muito bom ver outro candidato tomar a iniciativa de fazer seu relato através de blog, pois tudo o que puder ajudar e motivar é bem-vindo. Além disso, vou indicar o seu blog no meu! Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá Danilo,
    estou iniciando meus estudos para o cacd e gostaria de agradecer pela iniciativa de compartilhar informações. É muito importante para iniciantes!
    Encontrei no seu blog vários espelhos de provas da segunda fase e gostaria de saber onde posso encontrar espelho das outras fases.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael Maia,

      Agradeço seus elogios, pois sem os mesmos o blog não teria razão para existir. Quanto aos espelhos de prova, confesso que não achei arquivos com relação a isso. Talvez dando uma pesquisada maior na rede, você encontre.
      Espero que você tenha sucesso em seus estudos.

      Abraços!

      Excluir
  3. Boa noite Danilo,
    Vi numa reportagem que "A Lei 12.601/2012, recentemente sancionada pela presidenta Dilma Roussef, criou 1.293 novos cargos no Ministério das Relações Exteriores (MRE), sendo 893 para oficiais de Chancelaria e 400 para diplomata"

    Vc sabe se essas vagas já serão distribuidas nos próximos concursos(2014, 2015...)?
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Boa Noite Rafael Maia,

    Basicamente, essas vagas serão diluídas nos próximos certames, já que desde as turmas de 100, entre 2006-2010, os editais passaram a ficar com 30 vagas. Mas tudo é possível, aguardemos os próximos capítulos.

    ResponderExcluir