terça-feira, 31 de dezembro de 2013

De um ex-Cacdista, com amor e carinho



A preparação surge dentre o candidatos ao CACD, como um fator de diferenciação com vistas a lograr uma vaga no concurso. Por isso, o recém aprovado no certame 2013, Guilherme Raicoski, produziu um documento sintético, mas não menos interessante, acerca de sua preparação ímpar. 
Após três anos e meio na labuta "Cacdiana", o novo diplomata desenvolveu constatações básicas, mas muito importantes: Primeiramente, sempre estudar as temáticas do concurso pelo edital. Segundo, estudar todas as matérias e fases do certame, não priorizando o TPS ou outras fases. Além de estudar as línguas estrangeiras com afinco, pois segundo ele, é o diferencial entre os candidatos mais preparados. Terceiro, montar um cronograma de estudos próprio, a partir de seus erros e acertos durante a preparação, no caso dele, houve a necessidade de estudar as matérias constantemente através de um sistema de duas semanas, pelo qual explorava todas as matérias, a partir do edital. Por fim, o relato apresenta uma bibliografia atualizada para o CACD, dando ênfase no que o autor achou mais interessante explorar, inclusive priorizando leituras menos clássicas. Também, analisa a própria dissertação (tirou nota 30 na questão de História), apontando estrategias para desenvolver uma dissertação "cacdiana".
Embora o relato seja breve, ou tenha pecado em explorar mais especificamente o TPS ou a 4ª fase, ainda sim é o mais atualizado depoimento sobre como se preparar para as idiossincrasias do concurso. Portanto, é vital para o reconhecimento das arestas e meandros do CACD.

Feliz Ano Novo a todos, especialmente aos Cacdistas, aos Diplomatas e afins!

Link: Relato de preparação para o CACD - Guilherme Raicoski

6 comentários:

  1. Ótimo, Danilo. Vou conferir agora mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Acho que esses depoimentos ajudam mais aqueles que querem começar os estudos. Sempre que eu leio eu fico meio decepcionada; alguns dizem que leram mil livros, aí acho que estou estudando pouco. Outros dizem que leram meia dúzia, aí acho que estudo muito! Fora que tabelas de horário não funcionam comigo. Raramente consigo render muita coisa em 1h. Se programo, p.ex. estudar um capítulo de HB em 1h, quando vejo não li metade, porque as vezes o capítulo tem 100pag, as vezes 20. Mas, como disse o Guilherme, é erro, erro e erro :/
    Obrigada pelo material, vou colocar no meu blog tb :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria,

      Concordo com você. Neste caso, somos iguais, porque eu tenho um horário de estudo definido, mas dependendo do "feeling", eu mudo o que estudarei. Ou ainda, em alguns momentos me desconcentro total da disciplina, e por vezes, prefiro mudar para outra. Enfim, acho que o relato do Guilherme ajuda em relação à Bibliografia, que está bem atualizada. E mesmo, em relação ao erro que você citou. Disponha sempre do material!

      Um abraço, e parafraseando-a, Fight!

      Excluir
  3. Estou lendo este relato em 2016. Tem algum de 2014 e/ou 2015?

    ResponderExcluir