sexta-feira, 15 de maio de 2015

Venezuela: Senado Federal x Itamaraty

Reunião dos Chanceleres da Unasul, no último 15 de março, para tratar sobre a situação na Venezuela


A Venezuela passa momentos de instabilidade democrática desde 2014, quando se agravou a relação entre o governo e a oposição. O Brasil junto da Colômbia e Equador, são os interlocutores nesse caso, optando pela promoção do diálogo entre os diversos atores sociais.
Essa semana, o Senado Federal, recebeu na Comissão de Relações Exteriores e Defesa, as mulheres dos opositores presos recentemente. Além de ouvir uma parte dos atores sociais, o Legislativo mandou um requerimento com voto de censura e repúdio ao governo venezuelano por descumprimento da cláusula democrática contida no Protocolo de Ushuaia  sobre compromisso democrático no Mercosul ao realizar a prisão de opositores ao regime do Presidente Nicolás Maduro. 
Esses dois atos vão à revelia do que o Ministério das Relações Exteriores publicou, nessa semana, sobre o assunto. Em entrevista coletiva, o Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, reiterou o diálogo proposto pelo Brasil, e também, ressaltou o bom envolvimento do governo venezuelano em cumprir os prazos estabelecidos para realização de eleições.
Diante dessa diferença de opiniões entre o Ministério e o Legislativo, o primeiro agindo de forma mais agregadora e conciliadora, enquanto que o segundo, agindo de maneira mais enérgica e punitiva, você me pergunta, qual a visão deveria ser adotada na prova do CACD? Opte pela visão do Ministério, já que é o órgão interessado na organização do Concurso, ao menos na fase objetiva.  Por exemplo, em nota recente, ele disse que 
A UNASUL é hoje o único organismo internacional que conta com a aprovação tanto do governo como da oposição para levar adiante a promoção do diálogo entre os venezuelanos.
Essa afirmação é muito utilizada pela prova do Cespe. Inclusive, eles tem o histórico de colar assertivas diretamente do Site do Itamaraty.  Portanto, na visão do Cespe, o Brasil, através da Unasul opta pelo diálogo construtivo e conciliador. Essa postura é diferente do Senado que escolheu tomar uma medida mais incisiva no assunto. Muito cuidado, recomendo ler a alternativa com cautela, e apenas marcar a visão do Senado, caso seja feita referência ao próprio.



-> Leia o Requerimento proposto pelo Senado Federal aqui: Requerimento Nº 417 de 2015


-> Assista a sessão na Comissão de Relações Exteriores e Defesa com Mitzy de Ledezma e Lilian Tintori, esposas do Prefeito Metropolitano de Caracas, Senhor Antonio Ledezma, e do Senhor Leopoldo López, representantes da oposição ao Governo eleito da Venezuela:

  




-> Assista a coletiva do Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Mauro Vieira, sobre a visita de Mitzy de Ledezma e Lilian Tintori, esposas do Prefeito Metropolitano de Caracas, Senhor Antonio Ledezma, e do Senhor Leopoldo López, representantes da oposição ao Governo eleito da Venezuela:

Nenhum comentário:

Postar um comentário