A Primeira Fase
O edital do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) é item obrigatório no estudo do candidato. Faz-se necessário conhecer os seus pormenores em busca de um estudo produtivo, qualificado e otimizado. Nesta perspectiva, o blog tentará auxiliar nesse campo, fazendo uma leitura própria das informações colocadas no edital, dividindo-se a análise em 3 partes: a primeira fase, a segunda fase e a terceira fase. Neste primeiro texto, será analisado a primeira parte.
A primeira fase é caracterizada por uma prova objetiva de 73 questões, no qual cada questão possui 4 itens que você deve julgar se é Certo ou Errado, totalizando 292 itens. Se acertar recebe 0,25 pontos; Se errar -,025 pontos; e se deixar em branco 0,0 pontos, a somatória dos itens chama-se nota final da prova objetiva (NFPO), num total de 73,0 pontos. Ao longo de dois dias, no primeiro com 2:30h e no segundo com 3:30h, o candidato deve analisar 9 disciplinas, tais como: Língua Portuguesa, História do Brasil, História Mundial, Política Internacional. Geografia, Língua Inglesa, Noções de Economia e Noções de Direito e Direito Internacional Público.
No Gráfico abaixo, colocou-se as disciplinas que tem o maior número de questões e itens, sendo elas em ordem decrescente: Português, Inglês, Política Internacional e História Mundial.
Dessa forma, descobre-se que essas quatro disciplinas são equivalentes a 50 questões das 73 cobradas. Ao dissecarmos qualitativamente, descobre-se que 50 questões englobam 200 dos 292 itens possíveis, e o NFPO máximo seria de 50,0.
Ademais, pode-se frisar que esses valores são superiores a duas coisas: primeiro, a nota mínima exigida para não ser eliminado que é 29,25, ou em específico, 118 itens ao longo de 29 questões completas e mais um item qualquer; segundo, a nota do ponto de corte para passar à 2ª fase em 2014 que é 46,5, ou em específico, 186 itens ao longo de 46 questões completas e mais dois itens quaisquer. Logo, pode-se dizer que acertar o maior número de questões nessas 4 disciplinas possibilita ao candidato estar mais próximo da 2ª fase.
Finalmente, as outras disciplinas não podem ser relegadas a um segundo plano, porque seria uma estratégia perigosa. No gráfico a seguir, verificamos a quantidade das questões e dos itens nas 5 últimas disciplinas, de forma decrescente: História do Brasil, Geografia, Noções de Economia, Noções de Direito e Direito Internacional.
Então você está me falando para estudar tudo? Não, não estou. Até porque a nota máxima em 2014 foi 52,50 NFPO ou 210 itens ao longo de 52 questões completamente certas e mais dois itens certos quaisquer, ficando distante dos 73,0 NFPO ou 292 itens no caso de acerto total das 73 questões. O que é importante ao candidato é ter uma espécie de seguro, ou colchão de pontos, nas últimas 5 disciplinas para compensar um rendimento menor nas outras 4. Uma hipótese é utilizar a formação de origem como mecanismo de vantagem comparativa no estudo, por exemplo, uma pessoa que é economista, poderá estudar essa disciplina em menos horas, e assim dará espaço durante a sua preparação para focar nas 4 disciplinas com o maior número de questões/itens/NPFO da 1ª fase.
* Esse texto está longe de ser um auxílio/guia na preparação do Cacdista, não sendo mais que impressões próprias e pessoais de como abordar a 1ª fase.
Referências Bibliográficas:
Edital de 14 de Fevereiro de 2014 - Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata. Brasília: CESPE/UNB, 2014. Acesso em 25.05.2015: http://www.cespe.unb.br/concursos/IRBR_14_DIPLOMACIA/arquivos/ED__1_IRBR_DIPLOMATA_2014.PDF
Nenhum comentário:
Postar um comentário