terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Pensadores da Diplomacia Brasileira - Parte 8




O Chanceler, João Augusto Araújo de Castro, discursa na abertura da XVIII sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas. Seu discurso é pensado para atualizar a política mundial dos anos de 1960, especificamente ao ligar conceitualmente três áreas: Desarmamento, Desenvolvimento econômico e Descolonização. Ele diz o seguinte:
Assistimos, no mundo contemporâneo e nas Nações Unidas, à emergência não de blocos neutros ou “não-alinhados”, ou de uma terceira força política ou ideológica, mas de afinidades: afinidades talvez menos estáveis, porém, mais atuantes em termos de objetivos táticos, configurados na base de reivindicações comuns. O que estamos aqui presenciando é a emergência de uma articulação parlamentar no seio das Nações Unidas e uma articulação parlamentar de pequenas e médias potências que se unem, fora ou à margem das ideologias e das polarizações militares, numa luta continuada em torno de três temas fundamentais: Desarmamento, Desenvolvimento econômico e Descolonização. É fácil precisar o sentido de cada um dos termos desse trinômio. A luta pelo desarmamento é a própria luta pela paz e pela igualdade jurídica de Estados que desejam colocar-se a salvo do medo e da intimidação. A luta pelo desenvolvimento é a própria luta pela emancipação econômica e pela justiça social. A luta pela descolonização, em seu conceito mais amplo, é a própria luta pela emancipação política, pela liberdade e pelos direitos humanos.(...) (ARAÚJO DE CASTRO, Discurso do embaixador João Augusto de Araújo Castro na abertura da XVIII sessão da Assembléia Geral das Nações Unidas, em 17 de setembro de 1963 Circular n. 4.854, de 19 de setembro de 1963)

3 comentários:

  1. Olá Danilo, conheci o blog recentemente, tem me ajudado muito a ter a primeira noção sobre a cacd e a diplomacia. Estou começando a faculdade agora, mas já quero começar a me preparar. Obrigado pelo conteúdo, Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Guilherme,

      Agradeço-lhe pelas palavras! Espero que tenha sucesso na sua caminhada.

      Atenciosamente,
      Danilo Sorato

      Excluir
  2. Oi, Danilo!
    Tudo joia?
    Voce tem dica sobre cursinho para a carreira??
    Indica algum?
    Obrigada.

    ResponderExcluir