terça-feira, 13 de maio de 2014

Política Externa na Eleições 2014

Movimento Diretas Já, 1984. Revista Veja: nº804

As Eleições 2014 para os cargos do executivo e legislativo estão relativamente próximas. Ainda que não tenha começado a propaganda política aberta entre os candidatos, os jogos de poder já foram colocados no tabuleiro. Para o cargo executivo de maior densidade, o presidencial, os candidatos são estes: Dilma Roussef (PT-PMDB), Aécio Neves (PSDB-DEM) e Eduardo Campos-Marina Silva (PSB-REDE).
Este que vos escreve, leitor, pretende iniciar uma série sobre a relação Eleição e Política Externa no processo eleitoral do ano corrente. Não serão abordadas outras agendas da campanha, como por exemplo, Educação ou Saúde. Estas modestas linhas, tão pouco pretendem ideologizar ou firmar posições no candidato x ou y. O que se busca é apresentar os programas dos candidatos para o campo da Política Externa.
O blog compreende o processo político eleitoral 2014, como ferramenta fundamental para ser debatido um projeto de Estado na sociedade brasileira, sobretudo no eixo exógeno, isto é, nas relações estatais que a terra brasilis pretenderá firmar no ciclo 2014-18.  Ademais, busca-se popularizar o tema na agenda da sociedade brasileira, aproveitando o costumeiro momento de ebulição pré-eleição, onde se acirra o lado mais político, mais selvagem, mais maquiavélico do brasileiro.
Finalmente, o blog firmará uma parceria com Leonardo Teixeira, em SobreDiplomacia. O núcleo básico do compadrio vai ser alternar textos sobre a Política Externa nas Eleições 2014. Portanto, fiquem atentos aos próximos capítulos do jogo democrático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário