domingo, 5 de agosto de 2018

Política Externa nas Eleições 2018 - Parte 2

Jair Bolsonaro em entrevista para rádio Jovem Pan

No último maio, o candidato a presidente, Jair Bolsonaro pelo PSL, é sabatinado pela rádio Jovem Pan. Em certo ponto, ele é questionado acerca de Política Externa (min 40:04 até 42:39). Segue a transcrição abaixo:

Marco Antônio Villa: Perfeito. Deixa eu só perguntar uma questão já que o senhor é candidato a presidente do Brasil algo tão importante, nós falamos aqui, naquela vez, naquele encontro que o senhor esteve aqui sobre algumas questões de Política Externa tanto no campo econômico quanto no campo político, como que vai ser a política externa do senhor do Brasil e a questão dos acordos econômicos, qual é o papel do Mercosul, da União Europeia, da Globalização? como é que o Brasil vai se inserir nessa nova ordem econômica internacional? e no campo político, por exemplo qual a nossa posição em países que desrespeitam os direitos humanos como a Venezuela? O senhor anteriormente fez uma questão sobre direitos humanos que é uma linguagem mais vulgar feita por noticiário policial que não entendem a importância dos direitos humanos, não é direito para bandido, é direito para cidadão de bem, agora como é que vai ser a Política Externa num eventual governo do senhor?

Jair Bolsonaro: O que a gente estava discutindo é questão policial, então eu respondi no tocante ao perfil... [interrompido]


Marco Antônio Villa: Perfeito. Então em Política Externa, como é que vai ser... [interrompido] tranquilamente...como é que vai ser...tranquilamente [interrompido]

Jair Bolsonaro: Se eu falar em Educação no primeiro grau [interrompido]

Marco Antônio Villa: Aí você vem com um lança-chamas, aí eu vou fugir, meu deus do céu... [interrompido] 

Jair Bolsonaro: Acha que vou lançar, um lança-chamas no mercado, Villa? [interrompido]

Marco Antônio Villa: Só faltava você ser a favor da liberação da operação do lança-chamas...não brinca não... [interrompido] Vamos voltar para a Política Externa...Vamos falar seriamente [interrompido]

Jair Bolsonaro: Oh Villa, você fala em coisa séria, mas fica debochando... Um exemplo concreto de Política Externa... no governo da senhora Dilma Rousseff não recebeu as credenciais do embaixador de Israel, é uma política feita pelo viés ideológico, e isso tem que deixar de existir... eu particularmente, vejo com bons olhos o bilateralismo... você pode ver, fui procurado esses dias... eu sei que faz parte do Mercosul, por um deputado recém eleito que vai fazer parte do atual presidente eleito do Paraguai, quer se aproximar de nós, e logicamente interessa o Paraguai... eu sei que o PIB do Paraguai é menor que o de muito estado do Brasil, mas eu sei que estão crescendo 7% lá... [interrompido]

Marco Antônio Villa: Mas o nosso exemplo não pode ser o Paraguai, com todo o respeito ao Paraguai, somos um grande país [interrompido]

Jair Bolsonaro: Mas eu acabei de falar para você que o PIB do Paraguai é menor que muito estado do Brasil...[interrompido]

Marco Antônio Villa: Você tem razão... [interrompido]

Jair Bolsonaro: Com toda a certeza, você entende muito mais que economia que eu... só que eu sou uma pessoa muito mais humilde [interrumpido]

Marco Antônio Villa: E da Política Externa, qual a relação do Brasil com os Estados Unidos? [intervalo, mudança de tema na entevista]

Um comentário:

  1. O M.Villa age com o entrevistado (sabatinado) como um verdadeiro parlapatão, criando uma bulha sem fim. O candidato mal consegue prosseguir com seus posicionamentos, que é logo interrompido. Péssimo entrevistador!

    ResponderExcluir