quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Política Externa nas Eleições 2018 - Parte 10


O Candidato pelo PPL João Goulart Filho, apresenta seu programa de governo, Distribuir a renda, superar a crise e desenvolver o Brasil. Em seção específica para a a´rea de Política externa o documento diz:

20. A retomada da política externa independente, praticada de forma mais firme no Governo João Goulart, é uma condição imprescindívelpara garantir a autonomia necessária à criação das condições para o processo de desenvolvimento nacional. No período recente, um arremedo dessa política foi adotado pelo governo Lula, mas a utilizou para fortalecer a transnacionalização de empresas brasileiras. O governo Dilma retrocedeu fortemente nessa política e o de Temer retornou à prática de alinhamento automático com os EUA. A política externa independente significa o respeito à autodeterminação dos povos e a utilização da política externa para fortalecer o desenvolvimento nacional e o dos demais países subdesenvolvidos. Neste caso, as relações Sul-Sul devem ser priorizadas. Para isso, deve ser retomado o processo de integração latino-americana, o fortalecimento das relações com a África, atualmente bastante debilitados, e a consolidação dos BRICS mediante a constituição de suas instituições e estrutura. São meios decisivos para fortalecer as relações Sul-Sul e favorecer as condições para a conquista de autonomia frente às potências ocidentais, sobretudo os EUA. (p. 14)

Fonte: <http://divulgacandcontas.tse.jus.br/candidaturas/oficial/2018/BR/BR/2022802018/280000624082//proposta_1534349279487.pdf>. Acesso em: 11/09/2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário