sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Política Externa nas Eleições 2018 - Parte 13


O candidato João Amoêdo (NOVO) a presidência da República, encaminhou seu programa de governo intitulado, Mais oportunidades, menos privilégios. Na seção para a Política Externa, O Brasil Inserido No Mundo Sendo Cada Vez Mais Dinâmico E Integrado, o candidato defende:

O Brasil é um País fechado para o mundo. Somos o segundo país mais fechado do mundo para o comércio exterior. Representamos apenas 1% do comércio mundial e a 25ª posição no ranking. Hong Kong – com uma área geográca 3.000 vezes menor que a do Brasil e uma população quase 30 vezes menor que a brasileira – representa 2,8% do comércio mundial. Em 2017, o Brasil fechou apenas 9 acordos comerciais, enquanto o Chile assinou 28. Segundo o Banco Mundial, a abertura comercial tem potencial para tirar 6 milhões de pessoas da pobreza. A OCDE calcula que poder de compra do brasileiro subiria 8%. 

Visão
Queremos um Brasil mais livre, conectado e integrado com o comércio mundial e com os sistemas de produção. Esse processo gerará empregos e produtos mais baratos aos brasileiros. 

Longo prazo 
Estar entre as 10 economias com maior participação no comércio mundial 

Propostas
Política externa orientada à maior integração internacional e pautada exclusivamente pelos interesses do País.

Abertura da economia brasileira com a redução das barreiras ao comércio e investimento internacional.
Negociação de acordos comerciais com as maiores economias do globo, mas, em paralelo, a remoção de barreiras excessivas de forma unilateral.
Eliminação das exigências de conteúdo local e revogação das referências na legislação comercial por “similar nacional”.
Internacionalização das empresas brasileiras com a remoção de barreiras ao investimento no exterior e o m da indução privilegiada de “campeões nacionais".
Atração de talentos para o Brasil pela redução da burocracia para revalidação de diploma estrangeiro para os brasileiros que estudaram fora e para estrangeiros que queiram trabalhar no Brasil.


Fonte: <http://divulgacandcontas.tse.jus.br/candidaturas/oficial/2018/BR/BR/2022802018/280000607640//proposta_1534522080782.pdf>. Acesso em: 13/09/2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário